26 fevereiro 2006

Torneio da Primavera

Pódio de fita em séniores - Susana Abrantes 1º lugar
A actual responsável pelas juízes Teresa Cabrita (antiga ginasta do Algés) entrega o diploma de 4ª classificada em bola à juvenil Luana Correia As Seniores - 4 Aparelhos













As Juniores - 4 aparelhos





















As Juvenis -5 aparelhos diferentes


As Esperanças
Um programa com quatro aparelhos diferentes Corda Arco Bola e Maças
























A Raquel, a Irina e o Daniel também apareceram, assim como a Rita Fonseca, a Joana Maria Martins, a Rita Frishcknecht e a Moira.

Várias juízes e treinadoras de diferentes clubes todas elas antigas ginastas internacionais

16 fevereiro 2006

Resumo da época de 1985

1985 – Foi um dos anos de “grande salto” no Algés.

Em Abril pudemos realizar uma competição no novo pavilhão Arquitecto Gomes Pereira. O 1º Torneio da Páscoa foi um sucesso com a presença de 36 ginastas de 8 clubes.


Em Outubro a ginasta Patrícia Jorge participa no Campeonato do Mundo e obtém a insígnia de ginasta de nível Mundial instituída pela FIG.


A 1ª participação de uma ginasta do Algés numa grande competição internacional, foi um desafio para o clube e a sua treinadora já que a preparação foi feita integralmente a cargo do SAD.


Fizeram parte da competição do Algés no ano 1985
Individual
1ª Categoria Patrícia Jorge. 2ª Categoria – Helena Dias, Cláudia Matos, Gabriela Ramos, Sofia Simões e Marina Batista. 3ª Categoria - Célia Dias, Maria Limbert, Ana Carvalho, Sandra Azevedo e Iva Dias, 4ª categoria –, Patrícia Bate, Clara Piçarra e Joana Rasgado Monteiro.
Conjunto
Carla Província, Luísa Cabral, Alexandra Cansado, Soraia Ferreira, Anabela Afonso, Dora Saltão e Sofia Branco.

Destacaram-se as seguintes ginastas:
Patrícia Jorge – Vice campeã Nacional absoluta e Campeã Nacional a maças.
56ª no XII Campeonato do Mundo – 36ª a fita
3º Lugar no Torneio Internacional Vennissieux – França Finalista a todos os aparelhos medalha de Bronze a maças
Melhor classificação do 1º Torneio da Páscoa escalão sénior
Cláudia Matos – 1º lugar no Torneio Rudolf Bode
Marina Batista – Medalha de bronze no campeonato nacional de 2ª categoria. Melhor classificação do 1º Torneio da Páscoa escalão júnior.
Participou no Torneio Internacional de Valladolid para ginastas juniores.
Clara Piçarra – Vencedora do Torneio de Esperanças e Campeã regional e Vice campeã Nacional de 4ª categoria (subida a 3ª categoria por nota)
Patrícia Bate – Vice Campeã Regional de 4ª categoria (subida a 3ª categoria por nota)

SAD 3º Lugar na Taça de Portugal – apenas 0,45 da equipa 1ª classificada

Conjunto do Algés – Medalha de ouro no Campeonato Nacional de Conjuntos

Participação em 2 torneios internacionais organizados pelo Futebol Clube do Porto e pelo Boavista.

A monitora Anabela Cachinho (antiga ginasta do SAD) começa a colaborar nas classes de formação e de competição.















Fotos - 1.Treino no CMundo 2.Torneio da Páscoa (as paredes ainda nem estavam pintadas) 3.Patricia e Ida no final do CM 4.5.Corda a Tita foi a 1ª ginasta no CM ela inaugurou a competição 6.Campeonato nacional de 4ª categoria 7.CM 2º dia de prova antes de entrar para maças 8.9.10.Torneio do Boavista à direita de azul com um peluche Sónia Monteiro. 9.Clara Piçarra 10.Patricia Bate

11 fevereiro 2006

22 GINASTAS DO ALGÉS NO TORNEIO POR APARELHOS

Uma competição começa com a preparação do "visual" das ginastas, a maquilhagem e o penteado têm de estar prontos antes de começar o aquecimento.
É por essa razão que as treinadoras querem que as ginastas cumpram o horário estabelecido como hora de chegada à competição.
Tudo deve ser feito como um ritual para que se preparem psicológicamente para a prova.
Depois vem o aquecimento que deve ser realizado por todas as ginastas do mesmo escalão ao mesmo tempo, desta vez para que se preparem fisicamente para os movimentos que vão realizar. Nenhum destes parâmetros deve ser descurado pois eles ajudam a atingir a calma e segurança tão necessárias a esta modalidade desportiva.
O desfile é o primeiro contacto com o momento de entrar no praticável, e o de reconhecer todas as participantes.



Segue-se a chamada das ginastas uma a uma para realizarem os seus exercícios, e a entrada das ginastas é um momento de concentração diferente de ginasta para ginasta mas sempre muito importante.
As 22 ginastas do Algés com uma média de idades de 10,5 anos, estiveram todas empenhadas nesta 1ª prova do ano.
Muitos dos exercícios ainda não estam bem elaborados devido às modificações constantes que o código de pontuação nacional para as idades mais jovens, tem sofrido.
Mas a primeira experiência individual para as 10 infantis que realizaram os seus exercícios de corda, foi bastante positiva.
Assistir às prestações das ginastas séniores e juniores é importante para as mais novas e um prazer e um motivo de orgulho para as mais velhas.

Queremos deixar aqui uma nota de agradecimento a todas as juízes presentes na competição que perderam o seu domingo de manhã para ajuizar gratuitamente. Sem elas a competição não teria sido possível.


Fotos / 1 - Rita fonseca a ser maquilhada, 2 - Inês Coelho pronta para começar o aquecimento, 3 e 4 - infantis no desfile, 5 - Entrada de Margarida Lehrfeld (Fritz) para corda 6- Margarida Pestana (Pepe) em maças, 7 - Susana Abrantes inicío de bola, 8- Marta Cunha em fita