17 fevereiro 2007

Resumo da época de 1988


1988 – Patrícia Jorge compete em Seoul.

SAD em Seoul - Ida Pereira, Celorico Moreira (chefe de Missão), Patricia Jorge, José Sacadura (director técnico de fed.natação) e Pedro Cristóvão (judoca) na bancada como membro do Acampamento da Juventude - Ana Barros (natação)

Sabiamos à partida que a vantagem ia para a ginasta que tinha conseguido o apuramento para Portugal em 1987, mas essa ginasta tinha de provar que era melhor, ou pelo menos do mesmo nível das suas mais directas competidoras. Com o 12º ano e uma época cheia de competições nacionais e internacionais a Patrícia conseguiu mais uma vez mostrar que com método organização e muita vontade tudo se consegure fazer. Nesse tempo ainda os atletas de alta competição não tinham a facilidade de entrada na Faculdade, mas a Tita sem faltar a um único treino demonstrou que era a melhor, e em Junho de 1988 foi indicada pela FPG para participar nos Jogos Olimpicos na modalidade de Ginástica Rítmica, e, entrou para a Faculdade de Motricidade Humana em Lisboa.

Fizeram parte da competição do Algés no ano 1988
Individual
1ª Categoria Patrícia Jorge,Sofia Simões, Marina Batista, Patrícia Bate e Clara Piçarra. 2ª Categoria – Sónia Bernardes e Joana Rasgado Monteiro. 3ª Categoria – Hannah Lã , 4ª categoria Claudia Marisa Freitas, Joana Moreira e Susana Barbosa. Minis - Marta Raposo, Sónia Saraiva, Dora Gyenge, Sara Martins e Joana Silva.

Conjunto
Carla Província, Soraia Ferreira, Anabela Afonso, Dora Saltão, Sofia Branco, Patrícia Rodrigues, Sandra Marques e Joana Souto.

Claudia Matos ingressa no corpo técnico do Algés como monitora.


Destacaram-se as seguintes ginastas:
Patrícia Jorge
Vencedora de todas as provas nacionais em que participou (Torneio de Abertura, Torneio da Primavera e Dia Olímpico)
Campeã Nacional absoluta e em todos os aparelhos.
28ª no Campeonato da Europa - Helsinquia - entre 69 participantes
30ª nos Jogos Olímpicos de Seoul
14ª Torneio Internacional de Corbeil - França (melhor classificação de sempre obtida por uma ginasta portuguesa neste prestigiado Torneio). - 72 participantes



Clara Piçarra – Vice -Campeã Nacional 1ª Categoria, 2ª classificada no Torneio Rudolf Bode e Dia Olímpico.
Vencedora do Troféu Galícia em Juniores entre 18 participantes - Orense

Patrícia Bate – 3ª classificada no Dia Olímpico.

Sónia Bernardes – Vice Campeã Regional de 2ª Categorias


Algés conquista pela 3ª vez a TAÇA de PORTUGAL
Participação nas seguintes provas internacionais:
Torneio Internacional de Portimão (36 G) - Patricia Jorge 5ª e presente em todas as finais - Clara Piçarra-11ª e finalista em arco - Patricia Bate e Marina Batista.
Torneio InternacionalAlfred Vogel - Holanda (28G) - Patricia Jorge7ª e presente em todas as finais
Torneio Internacionalde Karlruhe - Alemanha (52G) Patricia Jorge25ª
Troféu Galicia séniores (14G) - Marina Batista 6ª
Itália - Portugal - Clara Piçarra 2ª , Patricia Bate 6ª

1 comentário:

gralges disse...

Foi uma época difícil com um final infeliz, pois deixámos de ter local próprio para treinar. O cinema do Algés foi alugado e a GR começou a treinar no ginásio do judo. Sim mas o judo continuava a treinar, nesse local1 A ritmica tinha ume spaço de 9x9m para toda a competição após as 18h, e um espaço de 4x8m, no actual ginásio Ida Pereira, dividindo o espaço com a Ginástica Artística que ainda existia no clube.
Tempos muito dificeis estavam para vir.