02 setembro 2008

Pequim 2008 - 1

A Ida foi mais uma vez convocada pela Federação Internacional de Ginástica para ajuizar estes JO 2008. Pedimos-lhe para fazer uma reportagem sobre estes Jogos de Pequim - Os 5ºs Jogos Olímpicos em que participou. Aqui fica!




Considero um privilégio ter ido a 5 Jogos Olímpicos, poderão ler uma entrevista que dei à Infoginástica antes de partir para Pequim http://infoginastica.net/ver_publicacao.php?id=2250& e reler as memórias Olímpicas publicadas em 2004 durante os Jogos de Atenas. http://infoginastica.net/publicacao.php?evento=2

Os testemunhos apresentados então dão-nos uma ideia muito real do que os Jogos Olímpicos são para os diferentes atletas, técnicos e juízes da ginástica.




Nasci no ano de 1952 ( ano da 1ª participação da ginástica portuguesa nos Jogos Olímpicos), Helsínquia foi a cidade organizadora e o meu pai acompanhou a missão portuguesa no paquete Serpa Pinto, desde muito pequena que ouvia as histórias dessa viagem, do Máximo Couto do pólo-aquático do Algés a aprender a marchar no deck do barco - era ele o porta bandeira, dos treinos durante a viagem e todas estas andanças acompanhadas por um álbum de fotografias que havia lá em casa.


Os Jogos fizeram sempre parte do meu imaginário e lembro-me de ver pela televisão em 1960 o final da Maratona com o atleta Etiópe descalço, depois em 1964 a cobertura televisiva já foi diferente e de Tóquio chegou-nos a 1ª grande cerimónia de abertura e o 4º lugar do Manuel de Oliveira nos 3 mil metros obstáculos. Desde esses tempos acompanhávamos de 4 em 4 anos o desenrolar dos jogos. Veio Munique, vieram os boicotes mas os jogos não deixavam de ser o maior acontecimento desportivo do mundo, em 1984 a Ginástica Rítmica passa a ser modalidade Olímpica e em 1988 lá estou eu na Coreia. Eram os meus primeiros Jogos e nunca imaginei que seriam os primeiros de 5.


Para as ginastas e para todos os que me conhecem, sabem que eu adoro uma boa história e que estou sempre pronta contar alguns dos percalços que me acontecem a mim e também aos outros. Para aqueles que acedem a este blogue e que não me conhecem tão bem, aqui fica esta reportagem que é apenas uma amostra do que são os Jogos Olímpicos do lado da arbitragem. Seja como treinadora na Aldeia olímpica, como juiz longe de quase todos os atletas, ou como espectador apenas entre o público, Jogos são sempre Jogos e a emoção e a excitação, apesar de ser diferente, é sempre muita.


BEIJING 2008

Ir à China é por si só uma aventura, mas ir à China durante os Jogos Olímpicos é uma aventura bem diferente. Os chineses quiseram organizar estes Jogos de uma forma bem Oriental tudo estava previsto, tudo era organizado da forma mais simples... da forma mais prática sem perder tempo. Os chineses prepararam tudo como prepararam os seus atletas, para terem sucesso, e conseguiram!

Esta reportagem não tem nenhuma orientação, fui colocando as fotografias e acrescentando comentários.


Na grande muralha da China
A subir a grande muralha
Junto à campeã olímpica do lançamento do peso - Vili da Nova Zelândia
Mercado negro de bilhetes



Um dia de chuva e a primeira foto do estádio olímpico
O ninho
O ninho e o cubo
A aldeia Olímpica , os atletas penduram à janela as bandeiras dos seus países - desta vez havia ar condicionado em todos os apartamentos.

A entrada da aldeia Olímpica



As juízes de GR antes da final de conjuntos
Após a prova com Egle Abruzzini Presidente do comité técnico de GR da FIG, foram os últimos Jogos desta italiana, e as juízes presentes em Beijing quiseram homenageá-la, fui escolhida pelas minhas colegas para dizer algumas palavras e a emoção do momento foi captada nesta imagem.
Antes de entrar no estádio para fazer parte da cerimónia de encerramento
Durante a cerimónia de encerramento
Um panda num saco, o Zoo de Pequim tem o maior número de Pandas do Mundo, valeu a pena visitá-lo.

Transporte de Juízes
Juízes de dificuldade antes do sorteio
Na Gala da ginástica
Com uma chinesa vestida com traje tradicional
Com o Júri de dificuldade da competição de qualificação

1 comentário:

Anónimo disse...

Que belas fotos Ida e que orgulho!
Parabéns!
Beijinhos