04 setembro 2008

Pequim 2008 - 2

Os juízes fazem parte da FAMÍLIA OLÍMPICA, por esse motivo temos um tratamento diferente. 8 ou 9 meses antes dos jogos somos convocadas pela Federação Internacional de Ginástica, a partir daí começam os contactos, para que à chegada tudo esteja preparado para nos integrar rapidamente no espírito dos Jogos e facilitar a tarefa para a qual fomos chamados. A acreditação provisória chega por correio e serve de visto de entrada, a partir do momento que chegamos e que esta acreditação é validada, não a largamos mais, pois ela dá-nos entrada em todos os transportes públicos e em todas as zonas em que se realizam as competições da nossa modalidade. A acreditação é o nosso BI nos jogos, só que para facilitar está pendurado ao pescoço.

Para as juízes carrinhos de golfe, o calor era muito e a segurança apertada, assim controlavam-nos desde a entrada no parque do pavilhão até à entrada, tudo estava previsto. Típica família chinesa avós, mãe e filha
Em todos os locais se recordava que Pequim recebia os Jogos, neste caso o basquetebol.
Cada juiz tinha o seu lugar assinalado antes de entrar
Juízes antes do desfile inicial - ao chegarmos às cadeiras tinhámos de nos sentar depois do locutor nos autorizar, e depois tínhamos de nos pôr de pé enquanto as ginastas desfilavam.




A praça Tianamen Aos 17 milhões de Chineses de Pequim juntaram-se muitos que vieram para os Jogos, mas claro que não deixaram de se fotografar com toda a família junto ao Mausoléu de Mao-Tsé-Tung no ínicio da Cidade Proíbida.
Na cidade Proibida

Por todo o lado representantes de diferentes países - Russos



Na porta de saída da Cidade Proibida
Com uma família chinesa
Com as voluntárias da sala das juízes
Júri de dificuldade da final individual de arco e fita - foi difícil



Os fotógrafos Pódio Individual


Campeãs olímpicas - pela 3ª vez consecutiva - conjunto da Rússia



O conjunto da China medalha de prata - para um grupo que soube responder às expectativas do seu público que enchia por completo o pavilhão. O melhor conjunto - foi pena terem falhado mesmo no final da final - a medalha de bronze
Com a segurança de rua e de bairro, um dos grandes trunfos da segurança destes jogos.
No melhor e mais barato restaurante de Pequim
Todos somos anfitriões, todos juntos construimos um novo Beijing
One world, one dream - um mundo, um sonho - por toda a cidade e em todas as línguas a mensagem destes jogos aparecia escrita, depois do Inglês a língua mais vezes repetida era o Português.


O Pavilhão da competição de Ginástica Rítmica
O controle e a segurança fazem parte do dia a dia dos Jogos, trata-se de uma rotina que aceitamos sempre com um sorriso, ela é feita para a nossa segurança.

Antes de começar a cerimónia de encerramento.
A Chama olímpica neste ano de 2008 estava mesmo por cima da Bandeira Portuguesa, uma coincidência que nos deixa com o coração apertado e com um orgulho muito ... estúpido.



O apagar da chama Olímpica - um momento sempre muito melancólico
Cerimónia de encerramento

No Hotel com alguns dos voluntários

No zoo



Os pandas animais calmos e muito preguiçosos
O futuro da China

1 comentário:

Anónimo disse...

Sem dúvida, uma semana inesquecível, não é verdade Ida?
Deliciei-me a ver todas as fotos e os respectivos comentários.
Adorei e parabéns.
Bjinhsos grandes.